chica doida a pamonha de forno do goiás e patrimônio imaterial

A Chica Doida é uma é uma receita da família de Paloma que surgiu há mais de 70 anos na cidade de Quirinópolis, em Goiás. De lá para cá, tornou-se tão popular que, em 2022, ganhou título de patrimônio cultural e imaterial da cidade.iguaria típica da culinária goiana, especialmente de Quirinópolis. É uma espécie de pamonha de forno, recheada com ingredientes como queijo, jiló, linguiça e pimenta, e gratinada para dar aquele toque especial.

A história conta que a receita foi criada Petronilha Ferreira Cabral e seu marido João Batista da Rocha. A invenção surgiu quando, ao fazerem pamonhas, acabaram as palhas de milho para envolver a massa. Então, Petronilha adicionou à massa de pamonha já pronta ingredientes como cebola, alho, sal, queijo, linguiça e jiló. Uma senhora chamada Francisca, que morava com a família, colocou muita pimenta malagueta no preparo e acabou inspirando o nome do prato.

Com o tempo, a Chica Doida se popularizou e hoje é um prato querido pelos goianos, presente em festas juninas, quermesses e vendido em casas de pamonha por todo o estado. Existem variações da receita original, incluindo versões com frango, carne seca e sem pimenta. É uma verdadeira tradição goiana à mesa!

Anterior
Anterior

conheça o empadão goiano - a melhor torta de frango do brasil

Próximo
Próximo

De Goiás para São Paulo: 3 pratos típicos da culinária goiana para comer em São Paulo